Dicas para Campanha Promocional

Nelí Gaspar
24/04/2021
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Preparação e organização são algumas das características para realizar uma campanha promocional bem sucedida. O mais importante é planear com antecedência e não esquecer nenhum detalhe, pois cada ação faz a diferença!

Assim, listamos algumas dicas para que esteja preparado para vender muito durante uma campanha promocional, como a Black Friday:

1. Defina os objetivos da Campanha

Qual é a finalidade da campanha promocional que vai realizar? É fundamental que tenha objetivos bem claros, para estruturar a campanha da melhor forma. Ter metas bem definidas também vai ser essencial no momento de analisar os resultados, no final da campanha promocional. Estes são alguns exemplos de objetivos:

  • incentivar novos consumidores a experimentar e a comprar o produto;
  • influenciar clientes atuais, incentivando a fidelidade para com a marca;
  • aumentar a participação no mercado;
  • apresentar inovações do produto;
  • diferenciar a marca dos seus concorrentes;
  • eliminar ou reduzir drasticamente o stock.

Por isso, se for vender mais ou escoar stock, reduza os preços. Se o objetivo for captar novos clientes, ofereça condições especiais para novas compras. Se quer reter clientes, crie um plano de fidelidade apelativo.

2. Planeie a Campanha

Depois de saber quais são os objetivos que pretende atingir, é fundamental definir claramente quais as ofertas e o tempo de duração da campanha. Por exemplo, se estiver a preparar a Black Friday, pode escolher produtos com stock excedente e decidir se quer ter promoções durante uma semana ou apenas no próprio dia.

Uma tática interessante é utilizar gatilhos mentais, como o da escassez, para criar um sentido de urgência e aumentar o desejo de consumo. Mas lembre-se, prepare uma campanha transparente para o consumidor, ofereça descontos atraentes e reais que impulsionem as vendas e não arruinem a reputação da empresa.

Analise bem os possíveis clientes, as suas necessidades, desejos de consumo, como e onde realizam as suas compras. Desta forma, pode criar uma forma de comunicar específica e direta que vai mesmo de encontro ao que procuram. Trabalhe em equipa, divida as tarefas e crie um cronograma de implementação e um calendário de divulgação, com datas, conteúdos e design necessário, para que tudo esteja pronto atempadamente.

3. Organize a Logística

Não adianta ter um plano perfeitamente definido e não ter uma estrutura que o possa suportar. Se a campanha promocional está direcionada para uma loja física, aprovisione stock suficiente para satisfazer as vendas. Se optar por uma loja online, deve pensar no site, se está preparado para receber muitos visitantes e se tudo está a funcionar devidamente, proporcionando a melhor experiência possível ao utilizador.

Diversifique os métodos de pagamento, desta forma vai incluir mais pessoas e vai facilitar o processo de venda. 

4. Divulgue Ativamente

Os produtos ou serviços têm de estar visíveis no máximo de plataformas possíveis! Atualize o site e/ou blog do negócio, recorra às redes sociais para divulgar de forma criativa, contacte influenciadores digitais, crie vídeos explicativos dos produtos ou invista em publicidade online. Todos os canais são válidos, desde que adequados ao público que pretende alcançar com a campanha. Estas são algumas questões que podem ajudar a identificar quais os meios de comunicação que deve usar:

  • Quais os canais que o público alvo utiliza?
  • Qual a melhor forma de fazer chegar a mensagem ao maior número de pessoas?
  • Quais os canais mais eficazes para o meu público: físicos ou digitais?

Promover uma comunicação direta e precisa, com a linguagem certa e através dos canais mais adequados, é fundamental para divulgar eficazmente uma campanha promocional e, consequentemente, vender mais. Invista em conteúdo para as plataformas que vai usar para divulgar a campanha; conteúdo para site ou blog, copy para redes sociais, imagens, vídeos e banners promocionais.

5. Preste um Bom Atendimento

Partilhe todo o processo de organização da campanha promocional com a equipa de trabalho. Realize formação para que todos estejam preparados para os diversos níveis de atendimento ao público (presencial, por telefone, email ou chat).

Todos os colaboradores, que têm contacto com o cliente, devem conhecer os detalhes da ação que será realizada, para que possam orientar e motivar os clientes a participar. Também é importante não descurar a qualidade do serviço pós-venda.


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